OBJETIVO
Formar uma massa crítica sobre o assunto (fundamental para a perpetuação da Ergonomia enquanto valor naquela organização), gerar a “ergonomia” (em que todos passam a estar atentos às sutilezas dos postos de trabalho de melhorias possíveis, muitas delas simples e fáceis) e a condução adequada dos estudos de melhoria das condições de trabalho em situações mais complexas.
PÚBLICO ALVO
Os trabalhadores de todas as empresas, as quais possuam ou não a A.E.T. – Análise Ergonômica do Trabalho, com a indicação para a realização da capacitação em ergonomia.
Principalmente os operadores de checkout (conhecidos como “caixas”, nos supermercados, hipermercados e comercio atacadista) e os trabalhadores em teleatendimento/telemarketing, que são obrigados a possuírem a capacitação e a reciclagem a cada 6 meses, conforme os Anexos I e II da NR 17.
CONTEÚDO ABORDADO
- História da NR17 – Ergonomia;
- Conceitos e Definições;
- Definições de Ergonomia;
- Evolução, Avaliação e Diagnósticos Diferenciais;
- Características Psicofisiológicas dos Seres Humanos;
- O Conceito de Conforto e sua Subjetividade;
- Interpretação da NR 17, anexos, notas técnicas;
- Métodos de Avaliação do Esforço, Entrevistas, Questionários e Checklists;
- Cronograma de Adequações;
- Ergonomia – Conceitos, Definições e Tipos;
- Postos de Trabalho Adequados e Inadequados;
- Apresentação de Trabalhos Realizados;
- Levantamento Fotográfico de Problemas e Sugestões;
- Relação Trabalho Patologias;
- Prevenção e Qualidade de Vida;
- Orientação, Postura, Ginástica Laborativa;
- Arranjo físico.
Carga horária: 08 horas (capacitação)